Embora muitos pensem que não há relação com a disciplina de Português ou que ela se resume a ler, interpretar e descobrir palavras novas, existem muitos tópicos que podem ser analisados:
Significado das Palavras (todos os anos)
Quais são as palavras novas? O que elas significam? Que sinônimos existem para elas?
Uso dos porquês (todos os anos)
Como se utilizam as diferentes formas dos porquês?
Regras de pontuação
Reforma ortográfica
Existe alguma palavra na pesquisa de vocês cuja grafia foi alterada? Explicar como era e como ficou. (Quem sabe explicar porque Colmeia não tem mais acento? Já é um bom início...)
Reforma ortográfica
Existe alguma palavra na pesquisa de vocês cuja grafia foi alterada? Explicar como era e como ficou. (Quem sabe explicar porque Colmeia não tem mais acento? Já é um bom início...)
6o ano
- Substantivo (comum, próprio, simples, composto... Pegar palavras do texto, classificar e explicar)
- Adjetivo (dar exemplo, o que significa)
- Número de sílabas (explicar e dar exemplos de palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas)
- Letras e fonemas (explicar a diferença e dar exemplo com palavras do texto)
- Dígrafos (explicar e dar exemplos)
- Encontro vocálico e encontro consonantal (explicar e dar exemplos)
7o ano
- Substantivo, adjetivo, pronome (explicar, definir e dar exemplo com palavras do texto)
- Verbos (o que é um verbo? Qual sua conjugação? Em que tempo verbal ele se encontra?)
- Uso dos porquês (utilizar uma frase de exemplo e explicar a escrita)
- Acentuação (por que determinada palavra é acentuada? Quais as regras de acentuação?)
8o ano
- Sujeito e predicado (utilizar uma frase de exemplo e explicar)
- Tipos de verbo - VI, VTD, VTI, VTDI e VL (utilizar alguns verbos das orações e explicar de que tipo eles são)
- Complemento nominal x Objeto Indireto (encontrar exemplos no texto e explicar a diferença)
- Aposto e Vocativo (encontrar uma frase que seja um aposto, explicação extra, e explicar)
- Adjunto Adverbial (provavelmente há muitos adjuntos adverbiais de tempo e lugar no trabalho de vocês. Uma ideia é selecionar, classificar e explicar)
- Conjunções (localizar e classificar conjunções coordenativas e subordinativas no texto)
8a série / 9o ano
- Tipos de Oração (coordenada, subordinada... explicar a diferença e dar exemplos)
- Pronomes relativos (quem, que, qual, cujo... encontrar no texto, analisar, explicar)
- Estrutura e formação de palavras (analisar as partes que compõem as palavras, significados de prefixos e sufixos, processo de formação de palavras utilizado )
- Concordância nominal e verbal (como é feita a concordância, dar exemplo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário